Renovação Carismática Católica - Diocese de Joinville SC
Notícias da Igreja
 
 
10
Out
Marcado por emoção e solidariedade, Círio de Nazaré reúne dois milhões de fiéis
Marcado por emoção e solidariedade, Círio de Nazaré reúne dois milhões de fiéis

Cerca de dois milhões de pessoas estiveram no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará (PA), no último domingo, dia 8. “Maria, Estrela da Evangelização” foi o tema deste ano. A procissão com a imagem que vai da Catedral da Sé até a praça Santuário de Nazaré foi marcada por emoção, fraternidade e solidariedade.


O mar de gente foi conduzindo a berlinda e muitos promesseiros seguiram nas cinco estações da corda no percurso de 3,6 km. “Vim por uma promessa, esse é o quinto ano e continuarei vindo enquanto tiver forças para estar na corda”, disse o paraense Valderson Monteiro.

O Círio de Nazaré acontece sempre no segundo domingo de outubro. “Tenho uma Fé muito grande, não consigo nem falar, muito bom poder vivenciar o Círio”, ressaltou Patrícia Marinho, com as lágrimas escorrendo sobre o rosto ao falar que acompanha todos os anos as procissões junto da família.


O bispo auxiliar de Belém e secretário do regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Irineu Roman, avaliou o Círio 2017: “É uma experiência maravilhosa, começou às 5h com missa e, por volta das 6h20, saiu da Catedral Metropolitana da Sé. As pessoas emocionadas conduzindo a procissão”.


Dom Irineu também ressaltou o envolvimento dos padres barnabitas, cuja congregação – a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo – é responsável pela custódia do Círio: “Os Barnabitas merecem todo do louvor, os padres se dividiram também para nos ajudar e a união faz a força. Esse foi o ano de maior número de visitas que realizamos, foram em torno de cinco mil, entre residências, instituições privadas, repartições”.


Ainda de acordo com o bispo, o Círio atendeu às expectativas, tanto no aspecto da evangelização, quanto na organização. “Essa foi a sexta procissão e a programação é extensa, e vai até o dia 23 de outubro com a Subida da Imagem, às 5h30, na Basílica Santuário de Nazaré”, sublinha recordando a programação que segue no decorrer do mês.



Trasladação: Na noite de sábado, dia 7, aconteceu Trasladação que é a quinta romaria oficial do Círio. Milhares de romeiros participaram deste momento apesar da chuva forte no início da procissão. “Os romeiros se mantiveram firmes e até mesmo agradeciam por ela ter chegado naquele momento”, contam os organizadores. Antes da saída da romaria, presidiu a missa em frente ao colégio Gentil Bittencourt o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.



Varanda de NazaréPelo sétimo ano consecutivo a Varanda de Nazaré reuniu muitos turistas, ampliando o olhar sobre o Círio. “O objetivo da Varanda é trazer os olhares generosos por essa terra. Nossa Senhora consegue aglutinar pessoas, com a solidariedade e a fraternidade”, disse a cantora Fafá de Belém.


“A emoção toma conta e a gente deixa fluir”, completou Fafá sobre a importância das pessoas conheceram a maior manifestação da Fé do povo paraense. O Círio de Nazaré reúne fiéis paraenses, de outras regiões do Brasil e também do exterior.


EstudantesA participação de estudantes tem crescido a cada ano, de acordo com a organização do Círio. O motivo é a aprovação ou pedidos de aprovação em vestibulares. É o caso de Jhonatas Mendes: “Meu filho passou no vestibular e eu e ele viemos agradecer a Rainha da Amazônia pela graça alcançada”.


Mensagem do papaO papa Francisco enviou uma mensagem para o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Correa, por ocasião do Círio. No texto, o pontífice “saúda todos os fiéis que se reúnem na arquidiocese de Belém para celebrar a sua Padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, invocando abundantes luzes do Espírito Santo a fim de que as portas do coração de cada um possam se abrir à mensagem redentora de Jesus, na certeza de que Santa Maria nos acompanha e protege em nossas lutas diárias”.


Saiba o que ainda deve acontecer durante o Cirio de Nazaré:


14 de outubro
Ciclorromaria, às 8h30, na Praça Santuário de Nazaré.
Romaria da Juventude, às 16 horas, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.


15 de outubro
Missa da Romaria das Crianças, às 7 horas, na Praça Santuário de Nazaré.
Romaria das Crianças, às 8 horas, na Praça Santuário.


21 de outubro
Romaria dos Corredores, às 5h30, na Praça Santuário de Belém.


22 de outubro
Procissão da Festa, às 8 horas, na Comunidade Sagrada Família.
Missa de Encerramento, às 18 horas, na Basílica Santuário de Nazaré.


23 de outubro
Subida da Imagem, às 5h30, na Basílica Santuário de Nazaré.
Missa do Recírio, às 6 horas, na Praça Santuário de Nazaré.
Recírio para o Colégio Gentil Bittencourt, às 7 horas, na Praça Santuário de Belém.


Fonte: CNBB

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Diocese de Joinville/SC. Todos os direitos reservados.