Renovação Carismática Católica - Diocese de Joinville SC
Notícias do Movimento
 
 
21
Jul
Diário da Conferência Diocesana l MJ Joinville l 3º dia
Diário da Conferência Diocesana l MJ Joinville l 3º dia

A casa do Coração de Jesus acolheu, novamente, os sentinelas do Ministério Jovem (MJ) da Renovação Carismática Católica (RCC), da Diocese de Joinville, para o terceiro dia da Conferência Diocesana. Os participantes chegaram em torno das 19h/19h30, ao som da animação conduzida pelo Ministério de Música Filhos da Imaculada. O clima de unidade, alegria e expectativa tomava conta do ambiente.


Após a acolhida e oração inicial, os convidados foram chamados a compor a mesa para o primeiro painel da noite, que trazia a temática “Organização e Atuação do MJ”: Pierre Patrick Pires, integrante da equipe diocesana do MJ; Francielle Cristina de Borba, coordenadora diocesana do MJ; e Elvis Cassiano dos Santos, servo do GOJ Renascer em Cristo. 


Pierre iniciou a reflexão falando sobre o livro “RCC Responde 12”, apresentando sua importância e seu conteúdo de formação, que deve estar na cabeceira de todo servo e coordenador de Grupo de Oração Jovem (GOJ). Francielle abordou a metodologia do pastoreio do MJ aos gojs, falando da inserção destes na RCC. Para finalizar, Elvis falou sobre o “Grupo de Oração Jovem”, apresentando sua importância, suas equipes de serviço, sua atuação na Igreja e na RCC. Ao final deste painel, os jovens puderam tirar suas dúvidas relacionadas aos temas abordados.


Após o intervalo, o segundo painel discutiu um tema muito próximo da realidade de muitos gojs “Jovens e Adolescentes”, com os convidados: Letícia de Andrade, integrante da equipe diocesana do MJ; Fernanda Cristine Felicio, coordenadora diocesana do Setor Juventude e integrante da equipe diocesana do MJ; e, novamente, Pierre Patrick Pires. Letícia iniciou sua fala apresentando um breve histórico de como a sociedade compreende as fases de adolescência e juventude, fazendo um paralelo com a realidade vivida dentro dos gojs: “Não há regra para idade mínima ou máxima dos jovens nos Grupos de Oração Jovem, mas existem orientações e maneiras de as comunidades/paróquias se organizarem, devemos estar atentos a isso”. Fernanda abordou os estudos da Pastoral Juvenil sobre o tema e documentos fundamentais para conhecimento de lideranças e servos, fazendo um apelo à unidade dos jovens carismáticos com os grupos de outros segmentos juvenis “rompendo as barreias do preconceito e respeitando a diversidade dos carismas”: “(...) A diversidade de carismas, espiritualidades e pedagogia de trabalho juvenil é para nós uma riqueza na Igreja de Jesus Cristo. Quanto mais estivermos convencidos do valor da “unidade na diversidade” mais os nossos jovens se beneficiarão, as nossas comunidades se fortalecerão e a nossa sociedade sentirá a força positiva de uma juventude convicta e entusiasmada pelos verdadeiros valores pregados por Jesus Cristo” (Doc. 85, p.5). Pierre deu continuidade às reflexões trazendo boas práticas de trabalho religioso com adolescentes e jovens, instigando coordenadores a partilharem mais entre si, contarem uns com os outros e caminharem mais juntos, reconhecendo limitações, mas, também, celebrando as alegrias. Ao final deste painel, mais uma vez, houve momento para perguntas dos participantes, mais um momento de amadurecimento e construção dessa nova geração de carismáticos que temos buscado. 


Pierre encerrou a noite despedindo-se do encontro e conduzindo um momento de louvor a Deus pelas experiências vivenciadas ao longo desta semana.


‪#‎PorUmaNovaGeraçãoDeCarismáticos‬ ‪#‎MJJoinville‬



Fonte: Ministério de Comunicação Social l MJ Joinville

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Diocese de Joinville/SC. Todos os direitos reservados.