Diário da Conferência Diocesana l MJ Joinville l 2º dia

O segundo dia da Conferência Diocesana do Ministério Jovem (MJ) da Renovação Carismática Católica (RCC), da Diocese de Joinville, estava sendo aguardado com ansiedade pelos participantes. Muitos daqueles que não puderam participar pessoalmente estiveram acompanhando a transmissão pela página do facebook. Mesmo com as limitações de conexão com a Internet, essa transmissão está alcançando jovens interessados com a construção da Civilização do Amor, assim como os que estão se reunindo diariamente no Santuário Sagrado Coração de Jesus.  

Após os momentos de acolhida e animação, os participantes assistiram a um vídeo sobre a história da Beata Elena Guerra e a origem da RCC.

Logo após, o primeiro painel teve como tema a Identidade Carismática, com os convidados: Bento Albano, coordenador diocesano da RCC Joinville, José Carlos Medeiros, coordenador diocesano do Ministério Universidades Renovadas (MUR), e Jéssica Fernandes, serva do GOJ Renascer em Cristo. Bento falou sobre “manter acesas a chama e a identidade carismática”, frisando a necessidade da efusão do Espírito Santo. José abordou a interrogativa “O que é ser carismático?”, esclarecendo que dependemos da efusão do Espírito Santo e que essa necessidade é contínua. Em seguida, Jéssica explicou “O que é ser apóstolo do Espírito Santo?”, apontando que precisamos fazer uso dos carismas e propagar a efusão do Espírito. 

O segundo painel trouxe a temática: Formação Integral. Na mesa, Pierre Patrick Pires, da equipe diocesana no Ministério Jovem, Deivid Gonçalves, servo do GOJ JUCA, e Letícia Vieira, serva do GOJ Renascer em Cristo. Pierre iniciou falando sobre a importância da formação integral em nossos grupos, sobre a formação humana e a necessidade de conhecer os jovens. Deivid falou sobre a formação nacional, Sentinelas da Manhã, um sonho de São João Paulo II. Respondendo a interrogativa “O que é ser um Sentinela?”, disse que é um soldado que anuncia a chegada do inimigo, em nosso caso, não a chegada do inimigo, mas, sim, do próprio Cristo. Letícia deu continuidade às discussões explicando como a Teologia do Corpo pode nos ajudar na sexualidade de nossos jovens, apontando que nosso corpo é reflexo do amor de Deus. Falou, ainda, do apelo para se criar um clima favorável para a educação da castidade e amor ao corpo, um projeto a longo prazo, um resgate à pureza. “Compreender que é Cristo que vive em mim, meu corpo não me pertence, mas, sim, a Deus”.

Após cada painel, houve um momento aberto a perguntas dos jovens presentes e por meio da Internet, deixando, também, espaço para reflexão dos temas. 

Deus nos chama, a partir desta noite e para toda a vida, a viver uma verdadeira e profunda efusão no Espírito e atenta para a busca por formação integral em nossos GOJ’s.

A segunda noite da Conferência encerrou com muita alegria e ainda mais desejo de estar atento às novidades do Espírito.

 

‪#‎PorUmaNovaGeraçãoDeCarismáticos‬ ‪#‎MJJoinville‬

 
Indique a um amigo
 
 

Copyright © Renovação Carismática Católica - Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados