Ministério de Pregação realiza escola regional de formação

O Ministério de Pregação da RCC nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul realizou, de 21 a 24 deste mês, a Escola Regional para Formadores de Pregadores. O evento, que aconteceu na cidade de Içara, diocese de Criciúma, região sul de Santa Catarina, reuniu cerca de 90 pessoas dos três estados, que serão responsáveis por orientar e formar os servos do Ministério de Pregação nesses estados.

De acordo com a coordenadora nacional do Ministério de Pregação, Maria Beatriz Vargas, a primeira edição da escola foi realizada em nível nacional, em julho de 2015, em Brasília. A edição da região Sul foi a primeira que pôde abordar todo o conteúdo em uma única etapa. De acordo com Beatriz, alguns estados já iniciaram o processo de formação, mas realizando somente a primeira etapa.

A Escola para Formadores de Pregadores tem quatro eixos de ensino. O primeiro deles é a pedagogia, no qual se aborda a pedagogia de Jesus ao ensinar e também são ministradas algumas técnicas de coaching, que é uma método de capacitação humana que utiliza ferramentas e conhecimentos de diversas áreas da ciência. Outro eixo da formação está ligado ao aprofundamento da mensagem bíblica, abordando a interpretação da Palavra, a exegese, ferramentas para se aprofundar no estudo da Escritura. O terceiro eixo da formação é a roteirização, no qual se ensina os formadores a ensinar a importância e os meios de roteirizar um pregação. Por fim, há o eixo de avaliação, para que os formadores de pregadores saibam avaliar os ministros durante as oficinas que acontecem nos Grupos e Dioceses.

O coordenador da Pregação no Rio Grande do Sul, Sérgio Luiz Viegas Nunes, explica que o objetivo da formação estruturada nesses eixos é que os formadores estejam cada vez mais aptos a passar o ensino. O articulador do Ministério de Pregação dos três estados, Bento Albano, analisou o bom êxito do momento, que também auxilia na construção de um novo projeto didático. “É um grande laboratório, onde existe a troca de experiência por meio da teoria e também das oficinas”, frisou.

*Com informações do Ministério de Comunicação Social da RCC Santa Catarina

 
Indique a um amigo
 
 

Copyright © Renovação Carismática Católica - Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados